martes, 12 de octubre de 2010

A Virgem amamentando o menino e São João Baptista criança em adoração

Visita ao museu de arte contemporânea MASP
Comentário: A Virgem amamentando o menino e São João Baptista criança em adoração
Óleo sobre tela Giampietrino (1500-1520)
Eu escolhi essa obra porque trata de um tema muito antigo da historia da arte. A composição das figuras onde o artista utiliza cores intensas e luminosas e sobre tudo as roupa simbolizam a pureza e simplicidade por exemplo mostra a grande pureza da virgem que tem a roupa mas grande. Essa iluminação faz um contraste com o fundo escuro e simboliza que agora é um momento de felicidade e facilidade para os três, mas as coisas que viram depois serão diferentes, mas escuras , mas difíceis, mas sofridas.
Olhando pela janela, se pode ver uma paisagem com montanhas e uma certa visão fantástica alem do cacheado dos cabelos da virgem e dos meninos. Nessa  composição religiosa são frentes a alusões sobre a vida de cristo e um claro exemplo é a Eucaristia dele representada pela cruz que João batista (primo de Jesus) sustenta suavemente, já que seria ele quem batizou Jesus. Outra alusão é a paisagem na janela, com montanhas e atmosfera extraterrenas, mostrando o caminho do menino Jesus, e sua futura vida, ao principio tudo é muito bonito e fácil mas depois fica tudo escuro e aparecem montanhas, símbolo de dificuldade e finalmente o sacrifício
Maria sempre esta bonita como símbolo de graça e esta olhando seu filho como a boa mãe, que sempre olha pelo seu filho Jesus, ela tem os seios grandes, com muito leite, mostrando a beleza de uma mãe.
Jesus tem uma cor mais luminosa que seu primo João batista, e também tem uma coroa na sua cabeça como Maria, que simboliza suas eleições por Deus, sem pecado e não como João batista que é o outro mortal normal que nasce para anunciar a vinda de Jesus.
Esta obra me ajuda e ensina a importância da simbologia na arte, algo muito importante para meus cursos que faço na Espanha (Arte e Arquitetura). Até mesmo as cores pode dizer muitas coisas para gente  sobre a obra, utilizando as linguagem simbólicas, só tem que saber. Há vezes que a composição e os gestos e as transposições... podem falar muito até poderia estar dizendo de um tema completamente diferente ao superficial da obra.
Na arte e importante a técnica que é utilizada, só que o mais importante é saber utilizar as simbologias e assim dizer por imagem algo mas que se mostra superficialmente. Na galeria tinha gente que falava que não gostava das obras expostas por que segundo eles era esteticamente feias mas agora eu acho que eles realmente não saber ler essa obra e tirar sua essência nem sentido.
Eu acho que hoje em dia tem muita gente analfabeta pictoricamente, mas que essa pinturas e todas obras de arte no mundo conta uma historia própria que com um pouco de curiosidade serão descoberta porque sempre perpetuara durante suas existências, embora alguns artistas não são entendidos nem reconhecidos tem uma importância grande na influência e na composição de repertorio para novas gerações de artistas pelo mundo. 

Estefanía Ortiz Tena 102941472
aluna da Universidade Anhembi Morumbi


No hay comentarios:

Publicar un comentario